Pesquisar

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Filtro limpa óleo da água sem adição de químicos - solução para os derramamentos de petróleo?



São Paulo - Cientistas da Universidade de Michigan criaram um filtro inteligente que consegue limpar a água contaminada por óleo sem adição de substâncias químicas ou de alta pressão. Segundo o estudo, a tecnologia pode ser usada em acidentes petrolíferos.

Para desenvolver a tecnologia do filtro, os pesquisadores criaram um revestimento feito com um nanomaterial. Assim, a tecnologia repele óleo, mas atrai a água, o que contraria propriedades de materiais convencionais.

Essa material é uma mistura de uma borracha de um polímero e uma nova nanopartícula. Ela foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos.

Durante os testes, os pesquisadores aplicaram o material em soluções que continham misturas de água e óleo e emulsões. A eficiência do material chegou a 99,9%, em diferentes situações.

Segundo o pesquisador envolvido na pesquisa Anish Tuteja, essa é uma das formas mais baratas e eficientes de separar o óleo da água. Por isso, a equipe acredita que esse filtro pode limpar áreas onde aconteceram acidentes petrolíferos e derramamentos ambientais.

Além de não exigir a adição de elementos químicos ou de alta pressão, os pesquisadores acreditam que o sistema pode ser usado sem entupir por mais de 100 horas.

Agora, a Universidade de Michigan entrou com pedido de patente. Os pesquisadores também estão em busca de parceiros comerciais para que os filtros possam ser aplicados ao tratamento de águas residuais.

Assista ao vídeo (em inglês)


Fonte: InfoCiência Acesse aqui

ProfiNotes

Acidentes petrolíferos: acidentes que envolvem derramamento de grandes quantidades de petróleo em oceanos e mares, na maioria das vezes. Como o petróleo não se mistura com a água, por ser um óleo, ele fica exposto e muitos animais o ingerem, ou pássaros que se alimentam de peixes acabam sendo "presos" por esse óleo, que fica impregnado em suas asas, causando mortes em massa de muitos animais.

Nanopartícula: partícula extremamente pequena, com tamanhos medidos em nanômetros. O nanômetro é representado por nm, e equivale a um bilionésimo de um metro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário